
Ano : 1966
Países : África do Sul, EUA
Diretor: Cornel Wilde
Elenco: Horace Gilman; Morrison Gampu; John Marcus; Ken Gampu; Sandy Nkomo; Bella Randles; Patrick Mynhardt; Cornel Wilde; Gert Van Den Bergh; Richard Mashiya; Joe Dlamini
Sinopse:The Naked Prey, um filme de 1966 e argumento de Don Peters e Clint Johnson, Cornel Wilde vai buscar inspiração à forma como John Colter, um dos membros da expedição de Lewis e Clark, consegue escapar aos índios Pés Negros após uma fuga na neve que se prolongou por várias semanas. Transposto o episódio para África, o realizador vai servir-se dele para atacar os traficantes de escravos, a arrogância do homem branco e, aqui e ali, fazer pequenos apontamentos ecológicos. Uma das cenas, a da carnificina dos elefantes, é um exemplo de modernidade a esse propósito.
A caça ao homem é feita com uma grande densidade narrativa e os diálogos são praticamente inexistentes, excluindo aqueles que, não legendados, se travam entre os guerreiros africanos. A despeito de ser um filme de aventuras, é no respeito com que os indígenas são filmados, mesmo na sua crueldade e na sua dor, que reside toda a sua força: sem racismos e, sobretudo, sem paternalismos (nenhum africano fala inglês!). Os planos admiráveis de animais - p.e., o número e a variedade de ofídeos - servem de contraponto moral à acção.
A banda sonora, constituída apenas por cantos e percussões africanos, é o complemento quase perfeito deste bom exemplo de Cinema, ainda que de entretenimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário